sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vendedores Ambulantes


  Hoje o tema das minhas fotos são os vendedores ambulantes, no entanto quando foi lançado esse trabalho pensei em sair por ai fotografando arvores, praças, jardins... então percebi, depois de ver trabalhos de fotógrafos como os de Sebastião Salgado, que era mais que fotografar paisagens.
  As fotos foram tiradas no centro de Ipatinga, onde se encontra grande parte dos vendedores ambulantes. Ao longo de cada foto percebe-se que para exercer esta profissão não precisa ter uma idade determinada, tanto o novo quanto o velho podem vender e cada um reagiu de um jeito quando pedi para tirar a foto uns ficaram com vergonha, fizeram posse ou ficaram me olhando como se estivesse me perguntando "tem certeza que você quer tirar uma foto minha?".  



Eles estavam acabando de montar seu carrinho de água de coco, abrindo os últimos cocos e suponho que tenham vindo de bicicleta.



Este senhor, bom vendedor, viaja muito, pensa em ampliar seu negocio ser empreendedor, quando falei que estava fazendo um trabalho e precisava de uma foto ficou desconfiado, perguntou meu nome e com um pouco de custo deixou tirar a foto.


Segundo ele seu nome e Onofre, 3 meses vendendo picolé, seu olhar me perguntava "tem certeza que quer tirar a foto?", disse estar feliz.




Afonso, mais conhecido como Pino, uns 10 anos nesse ramo da pizzaria.


Se diz muito feliz, ele se machucou no antigo trabalho foi afastado e vende picolé a uns 3 anos seu nome também  e Afonso.




Ele entrega laranja a muito tempo, se diz feliz e que não tem nada a reclamar.




Maria, 7 anos, disse que não se cansa da rotina e esta feliz.



Vitor, tem uns  15 anos de idade, estava com vergonha.


Fabio e Anita, Fabio e ex-vendedor de picolé, muito felizes. 


Antonio e o dono, disse que seu ponto não e tao bom, que esta ali a quase 7 anos e não quis tirar foto.



Tião, aposentado e muito muito feliz.


Isaías, uns 3 anos, feliz também.


João, aposentado e feliz também. 

 Creio que estão cansados como qualquer um se sentiria no entanto  todos se dizem felizes por ter com oque trabalhar e que água de coco e picolé em Ipatinga, "da mais dindim que trabalhar fichado, tendo te aguentar patrão". A vida não e fácil para ninguém todos nos passamos por "trancos e barrancos" tanto trabalhando no ar condicionado ou debaixo de um guarda sol.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário